SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1A formação em Psicologia e a percepção do meio rural: um debate necessário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061

Resumo

QUAYLE, Julieta. Reflexões sobre a formação do psicólogo em psicoterapia: estado da arte e desafios. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2010, vol.1, n.1, pp. 99-110. ISSN 2177-2061.

A formação de psicoterapeutas em nosso país acontece em diferentes formas e níveis, refletindo a realidade de um campo fragmentado de conhecimento e atuação. Hoje é consenso que não se deve falar em psicoterapia, mas designar-se o campo em sua forma plural: psicoterapias, visando contemplar essa diversidade. Pelas peculiaridades do ofício e por ser exercida por diferentes profissionais e a partir de diferentes referenciais teóricos e diferentes proposições técnicas, o campo das psicoterapias apresenta dificuldades específicas para seu mapeamento e, conseqüentemente, para a proposição de parâmetros mínimos para o exercício da atividade e a formação de psicoterapeutas. O presente artigo pretende cartografar essa situação e propor encaminhamento para a as questões levantadas, demarcando alguns dos principais desafios e riscos.

Palavras-chave : Formação de psicoterapeutas; Treinamento em psicoterapia; Ensino em psicologia; Formação de psicólogos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License