SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Reflexões sobre uma experiência de supervisão em psicoterapia de orientação analíticaExtensão universitária na formação em psicologia e a questão vocacional: um analisador da produção de subjetividades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061

Resumo

FERREIRA, Luiza Cristina Mauad. Docência, burnout e considerações da teoria da auto-eficácia. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2010, vol.1, n.2, pp. 23-34. ISSN 2177-2061.

O objetivo deste ensaio é retomar as discussões sobre o processo de burnout do professor a partir de considerações da teoria social cognitiva sobre os processos explicativos do fenômeno. Privilegiou-se, neste texto, a introdução de informações sobre burnout e autoeficácia docente, destacando o entrelaçamento entre esses temas por acreditarmos que a teoria da autoeficácia possa trazer contribuições relevantes para a superação do atual cenário da produção de burnout em contextos educativos. É nessa direção que o presente artigo apresenta uma linha de investigação recente que vem se delineando na última década: a síndrome de burnout e a autoeficácia docente. Considerando a constatação da falta de professores no ensino, quer pelo abandono, quer pelo não ingresso na carreira e a incidência de adoecimento desse profissional, aliados aos baixos índices dos resultados educacionais, urge buscar possibilidades teórico-empíricas para se compreender melhor as relações então estabelecidas.

Palavras-chave : Teoria social cognitiva; Autoeficácia docente; Síndrome de burnout; Trabalho docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License