SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue2Teaching, Burnout and considerations on the theory of self-efficacyFeminine masochism and domestic violence: reflexions for clinic and the educational psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Ensino & Formação

Print version ISSN 2177-2061

Abstract

BICALHO, Pedro Paulo Gastalho de  and  SOUSA, Claudete Francisco de. Extensão universitária na formação em psicologia e a questão vocacional: um analisador da produção de subjetividades. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2010, vol.1, n.2, pp. 35-46. ISSN 2177-2061.

As complexas relações sociais, políticas e econômicas vividas em nossa atual sociedade brasileira - capitalista e neoliberal - foram problematizadas neste texto a partir da atuação da equipe de Psicologia em um pré-vestibular comunitário. Por meio da metodologia analítica do vocacional, problematiza-se o conceito de vocação e inicia-se o questionamento da dinâmica subjetiva presente nos grupos de alunos. Neste estudo, desenvolve-se a ideia da orientação vocacional como uma prática que, construída historicamente e legitimada pelo lugar de suposto saber da Psicologia, eximiu o sujeito da responsabilização por suas escolhas. O fenômeno da evasão, entendido como um analisador, viabilizou a discussão da produção de subjetividades em nossa sociedade capitalista atravessada pela lógica neoliberal.

Keywords : Vocação; Escolhas; Neoliberalismo; Produção de subjetividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License