SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2O ideário da qualidade de ensino na escola pública: uma leitura crítica sob a ótica da Psicologia escolarIntegração ao ensino superior: relações ao longo do primeiro ano de graduação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061

Resumo

KLINKO, Janaina  e  SEKKEL, Marie Claire. Psicologia no ensino médio: sobre os desafios de ser professor. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2010, vol.1, n.2, pp. 73-83. ISSN 2177-2061.

Este artigo tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre a disciplina Psicologia na rede pública de ensino do Estado de São Paulo, em relação aos conteúdos ministrados, bem como às dificuldades e aos sentidos que lhe são atribuídos por seus professores. Realizamos duas entrevistas semiestruturadas com professoras que ministraram Psicologia no ensino médio regular em escolas públicas do Estado de São Paulo no ano 2007. A partir do material produzido, discutimos questões recorrentes ou dissonantes no discurso das entrevistadas, organizando-as em duas categorias de análise, a fim de refletir sobre as implicações de ser professor de Psicologia, passando por temas como a (in)definição desse lugar e algumas das potências e sofrimentos encontrados nos fazeres desse profissional.

Palavras-chave : Psicologia; Ensino médio; Formação; Currículo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License