SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Psicologia no ensino médio: sobre os desafios de ser professorDireitos humanos no ensino de Psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061

Resumo

GUERREIRO-CASANOVA, Daniela  e  POLYDORO, Soely. Integração ao ensino superior: relações ao longo do primeiro ano de graduação. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2010, vol.1, n.2, pp. 85-96. ISSN 2177-2061.

Ao ingressar na educação superior, o estudante se depara com inúmeros desafios que devem ser considerados pela instituição ao propor suas atividades e programas. Esta pesquisa visa a analisar a integração ao ensino superior de estudantes e suas possíveis alterações ao longo do primeiro ano de graduação. Participaram 189 ingressantes de diferentes cursos de uma instituição. Foi realizada coleta de dados por meio do Questionário de Vivências Acadêmicas reduzido, nos meses de abril e outubro de 2006. Como resultado, verificou-se diminuição significante da percepção da integração ao ensino superior entre as duas coletas (z = - 2,985; p = 0,003). Das 128 respostas válidas, 79 demonstraram relação negativa (média rank = 67,15) na segunda fase, e 48 mostraram relação positiva (média rank = 58,82). A análise dos resultados permitiu a discussão sobre o planejamento de ações educacionais e institucionais visando a maior promoção da integração dos estudantes ao ensino superior.

Palavras-chave : ormação; Ensino superior; Estudante; Integração.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License