SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Integração ao ensino superior: relações ao longo do primeiro ano de graduação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061

Resumo

BOCK, Ana Mercês Bahia  e  GIANFALDONI, Mônica Helena Tieppo Alves. Direitos humanos no ensino de Psicologia. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2010, vol.1, n.2, pp. 97-115. ISSN 2177-2061.

O objetivo deste trabalho foi caracterizar a presença dos direitos humanos nos cursos de graduação em Psicologia no Brasil. Foram realizados dois estudos: (a) um levantamento de publicações que relacionassem Psicologia e direitos humanos; (b) a caracterização da presença dos direitos humanos nos currículos dos cursos. Para o primeiro estudo, foram feitas buscas em sites de referência para publicações em Psicologia. Consolidaram-se 21 referências. Para o segundo estudo, foram enviados, de forma on-line, questionários a todos os cursos de Psicologia cadastrados em 2008, sendo recebidas 27 respostas. Os dados se referiam à presença dos DH, a partir de 2006, no curso de Psicologia. A formação em DH dos alunos de Psicologia se dá fundamentalmente em disciplinas (96,3%), seguidas de projetos de extensão (66,6%) e de palestras e debates (63%). As atividades menos realizadas são as organizadas pelos alunos, e é pequena a adesão a campanhas realizadas fora da faculdade (até 26%). As atividades on-line sobre DH propostas este ano pela ABEP/CFP e a indicação de outros espaços tiveram a adesão de 9 cursos (33%). Assim, pode-se dizer que o tema direitos humanos está presente, com maior vigor, nas atividades mais tradicionais do curso.

Palavras-chave : Direitos humanos; Formação; Ensino; Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License