SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Grupo de supervisão em Psicologia e a função de holding do supervisorSentidos para a formação em um grupo de reflexão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061

Resumo

DIOGO, Nara Maria Forte et al. Nas vias do vento: a produção de vídeo como estratégia pedagógica na formação profissional de psicólogos. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2011, vol.2, n.1, pp. 21-32. ISSN 2177-2061.

O trabalho apresenta uma discussão sobre a produção de vídeo como estratégia pedagógica para as disciplinas Psicologia Comunitária e Psicologia Ambiental. O vídeo tinha como tema a história do transporte público em Parnaíba e sua influência na formação de identidades coletivas. Buscou-se retratar a cidade em seu movimento cotidiano e vida, com suas ambiguidades e contradições, presentes no discurso da cooperativa de vans e da população, ao relatar sua história e sua atualidade com relação à problemática do transporte na cidade. O vídeo aparece como uma experiência estética e dá voz aos moradores não apenas como usuários do sistema de transporte mas também como pessoas envolvidas no fazer de sua cidade e que se constroem nesse fazer, incomodadas que estão com a ausência do diálogo sobre questões coletivas.

Palavras-chave : Ensino de Psicologia; Psicologia ambiental; Psicologia comunitária; Produção de vídeo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License