SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Nas vias do vento: a produção de vídeo como estratégia pedagógica na formação profissional de psicólogosAvaliação de Habilidades Sociais em alunos de graduação em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061

Resumo

FRANCO, Erich Montanar  e  VOLPE, Altivir João. Sentidos para a formação em um grupo de reflexão. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2011, vol.2, n.1, pp. 33-42. ISSN 2177-2061.

Apresentamos um relato de experiência com um grupo de reflexão realizado com estudantes de psicologia. Essa modalidade de grupo visa o trabalho operativo, que enfatiza a dimensão psicossocial da aprendizagem e a integração da ação grupal. O papel do coordenador é favorecer e desencadear vivências criativas e inovadoras que permitam a superação de condutas estereotipadas. No decorrer de cinco encontros, foi possível refletir sobre as escolhas profissionais e as dificuldades do percurso acadêmico. Durante as atividades, o coordenador transitou entre os processos implícitos e o acontecer explícito no espaço institucional. Os universitários deslocaram-se, gradativamente, da constante e forte crítica à instituição para o reconhecimento da grande ligação de todos com a dinâmica institucional, buscando outras referências e novos processos de discriminação e singularização. A atividade foi uma importante experiência de apropriação do percurso acadêmico e das suas relações com a vida universitária.

Palavras-chave : grupo operativo; estudantes universitários; psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License