SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Avaliação de Habilidades Sociais em alunos de graduação em Psicologia da Universidade Federal do MaranhãoÉtica e dialogicidade na formação do Psicólogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061

Resumo

SILVA, Rosane Gumiero Dias da. Relato de uma pesquisa avaliativa sobre as contribuições da Psicologia para o Ensino Médio. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2011, vol.2, n.1, pp. 57-76. ISSN 2177-2061.

Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado, realizada em 2005, que relata uma pesquisa avaliativa após o terceiro ano de inserção da disciplina Psicologia no ensino médio entre os anos 1999 a 2003 em uma escola pública do Estado do Paraná. Vale informar que, nesse período, essa disciplina deixou de ser elencada no novo currículo do ensino médio após a LDB, Lei n. 9.394/96. A inserção que relatamos faz parte de uma decisão singular da escola em elaborar os conteúdos da ciência psicológica para sua população escolar. Nesta pesquisa participaram, como protagonistas, 59 alunos que cursavam a terceira série do referido curso e que responderam a questionários com questões abertas relacionadas às possíveis contribuições que os conteúdos programáticos estudados na disciplina Psicologia haviam dado à sua vida cotidiana. De forma geral, os resultados desta pesquisa revelam que esses jovens se mostraram interessados em seu autoconhecimento, deixando em segundo plano outros assuntos abordados, como, por exemplo, compreender sua estrutura psíquica e saber relacionar-se consigo mesmo e com o outro. Esses resultados podem ser um alerta para nós, educadores, sobre quais conteúdos são considerados importantes para serem ministrados nesse grau de ensino.

Palavras-chave : Disciplina Psicologia; Ensino médio; Pesquisa avaliativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License