SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Relato de uma pesquisa avaliativa sobre as contribuições da Psicologia para o Ensino MédioFormação em Psicologia: entre a Psicanálise e a Promoção de Saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061

Resumo

SOARES, Luciana Loyola Madeira. Ética e dialogicidade na formação do Psicólogo. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2011, vol.2, n.1, pp. 77-94. ISSN 2177-2061.

Este trabalho é um estudo teórico sobre os processos intersubjetivos na formação universitária do estudante da graduação em Psicologia. Enfatizamos como os processos relacionais vividos em sala de aula entre alunos e entre professor e aluno fomentam a produção do conceito de ética na constituição do aprendizado profissional do futuro psicólogo. A dialogicidade é considerada recurso de intervenção do professor, que tem diante de si o desafio de manejar as trocas intersubjetivas que emergem em sala de aula em meio a conteúdos pedagógicos, em uma formação acadêmica que se caracteriza propriamente pelo estudo da subjetividade.

Palavras-chave : Formação universitária do psicólogo; Subjetividade; Ética; Dialogicidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License