SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1O cuidado clínico com adolescentes em ambiente escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061

Resumo

KLAFKE, Teresinha Eduardes; ARAUJO, Bruna Rocha de  e  CARDOSO, Carine Guterres. Formação em saúde e protagonismo estudantil: grupo de estudos e trabalhos em saúde coletiva. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2013, vol.4, n.1, pp. 3-19. ISSN 2177-2061.

Este trabalho discute a formação em saúde tendo como foco o protagonismo estudantil no processo formativo. Descreve a experiência do Grupo de Estudos e Trabalhos em Saúde Coletiva (GETESC) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), abordando seu modo de funcionamento, bem como os pressupostos teóricos que amparam as práticas e as estratégias de ação: projetos de formação na universidade, representação dos estudantes nas instâncias de controle social e participação/construção do movimento estudantil. O trabalho desenvolvido pelos estudantes tem o reconhecimento institucional como potente movimento de mudança na formação em saúde.

Palavras-chave : Educação Permanente em Saúde; Saúde coletiva; Protagonismo estudantil; Formação em saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License