SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Formação em saúde e protagonismo estudantil: grupo de estudos e trabalhos em saúde coletivaPercepções de estudantes de psicologia sobre o domínio de teorias, áreas de exercício e atividades profissionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061

Resumo

OLIVEIRA, Daniella Machado de. O cuidado clínico com adolescentes em ambiente escolar. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2013, vol.4, n.1, pp. 20-40. ISSN 2177-2061.

Este relato de experiência tem por objetivo apresentar algumas das contribuições de Winnicott sobre a fase da adolescência, com vistas, especialmente, ao trabalho dos educadores de adolescentes. O autor enfatiza a adolescência como um período em que o jovem é, essencialmente, imaturo, um ser isolado, que não aceita falsas soluções e que procura sentir-se real, buscando experiências para isso. Apoiadas na sua teoria do amadurecimento afetivo, mostram-se tanto as dinâmicas presentes no amadurecimento do adolescente quanto quais as funções que se espera que um ambiente adequado (familiar, escolar, cultural) deva desempenhar para sustentar esse amadurecimento. São essas formulações, dirigidas à adolescência, dentre outras, que serão explicadas neste relato, esperando-se contribuir, por meio desse recorte da obra de Winnicott, para a compreensão dos adolescentes, seja para eles mesmos, seja para pais, professores, para todos aqueles que lidam com eles e para as atribuições de um profissional de Psicologia que almeja atuar nesse campo.

Palavras-chave : Adolescência; Identidade; Ambiente; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License