SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1Clinical care of adolescents in the school environmentWork, research and teaching: tensions and challenges in university teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Ensino & Formação

Print version ISSN 2177-2061

Abstract

KRUG, Jefferson Silva; BASTIANELLO, Micheline Roat; PORT, Alexandre Kury  and  HUTZ, Claudio Simon. Percepções de estudantes de psicologia sobre o domínio de teorias, áreas de exercício e atividades profissionais. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2013, vol.4, n.1, pp. 41-59. ISSN 2177-2061.

Com o objetivo de refletir sobre características da formação oferecida por um curso de graduação em Psicologia, buscou-se conhecer a percepção de ingressantes e concluintes deste curso quanto ao domínio de teorias psicológicas, de áreas de exercício e de atividades profissionais do psicólogo. Participaram do estudo 46 alunos ingressantes e 42 concluintes que responderam a um questionário elaborado para fins deste estudo. Foram feitas análises descritivas, diferenças entre médias e cálculo de tamanho de efeito. Alunos concluintes evidenciaram maior percepção de domínio de todas as variáveis analisadas, encontrando-se diferenças estatisticamente significativas entre as médias dos grupos quanto ao domínio de oito teorias, sete áreas de exercício e quinze atividades profissionais do psicólogo. Discutem-se as principais características e implicações curriculares do curso de Psicologia analisado, sugerindo-se atenção àquelas variáveis que indicaram baixas médias de percepção de domínio dos concluintes, principalmente relacionadas às teorias psicodinâmicas e áreas como psicologia escolar e do trabalho.

Keywords : Psicologia; Educação Superior; Ensino.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License