SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Percepções de estudantes de psicologia sobre o domínio de teorias, áreas de exercício e atividades profissionaisContribuições do ensino de Psicologia nas ETECs índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061

Resumo

MAGALHAES, Solange Martins Oliveira. Trabalho, pesquisa e ensino: tensões e desafios para a docência no ensino superior. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2013, vol.4, n.1, pp. 60-78. ISSN 2177-2061.

Este artigo apresenta uma reflexão sobre determinadas características contemporâneas da docência universitária que têm impactado o trabalho docente, como o produtivismo acadêmico e o mal-estar docente. Baseando-nos no materialismo histórico-dialético, buscamos apontar que a compreensão do trabalho docente no contexto do trabalho humano em geral, bem como a consciência das transformações históricas e políticas do ensino superior e das contradições do modo de produção capitalista, podem contribuir para uma ressignificação das funções sociais da pesquisa e do ensino na Universidade.

Palavras-chave : Trabalho docente; Docência universitária; Ensino superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License