SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Trabalho, pesquisa e ensino: tensões e desafios para a docência no ensino superiorAutismo e psicose infantil: produções da pós-graduação no brasil de 2007 a 2008 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061

Resumo

PANDITA-PEREIRA, Angelina  e  SEKKEL, Marie Claire. Contribuições do ensino de Psicologia nas ETECs. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2013, vol.4, n.1, pp. 79-105. ISSN 2177-2061.

O artigo discute os resultados de pesquisa sobre as contribuições do ensino de Psicologia nas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (Etecs). Orientada teórica e metodologicamente pelo materialismo histórico dialético, a pesquisa foi realizada em uma Etec e envolveu: observação das aulas de Psicologia Organizacional e Psicologia Social, análise documental, conversas informais e entrevista com o docente das disciplinas. Discute-se que o ensino de Psicologia nessa Etec em alguns momentos levou ao desenvolvimento de processos potencialmente emancipatórios e, em grande medida, contribuiu para processos potencialmente alienantes. A subordinação da educação profissional às demandas ideológicas do mercado, às condições de trabalho docente nas Etecs e às especificidades do campo de conhecimento da Psicologia é analisada como condicionante às contribuições desse ensino. Conclui-se apontando os desafios a serem enfrentados a fim de que o ensino de Psicologia possa contribuir com uma formação humana.

Palavras-chave : Ensino da Psicologia; Ensino profissionalizante; Formação de professores; Ensino médio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License