SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2A mediação de conflitos familiares na compreensão de graduandos em Direito e em Psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061

Resumo

MAIORINO, Fabiana Tavolaro. Reflexões com base em mapeamento temático de uma comunidade virtual sobre Psicologia. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2013, vol.4, n.2, pp. 03-17. ISSN 2177-2061.

Este artigo reflete sobre os temas da psicologia abordados dentro de uma comunidade virtual - a rede social Orkut - no período de 2004 a 2011. O acompanhamento e mapeamento dos temas mais comentados e postados durante esse período mostram como os técnicos da área da psicologia e os participantes leigos elegem assuntos pertinentes à sociedade. Os temas foram mapeados em categorias. Notou-se a predominância de temas sociais e éticos, a ampliação das especialidades/serviços da Psicologia, a inundação de questões privadas em busca da "ajuda" psicológica, a relação problemática entre pesquisa e prática, entre outros. A comunidade virtual serviu como um espaço de pertencimento, de queixa social e de um olhar crítico existencial por parte dos sujeitos que a construíram cotidianamente.

Palavras-chave : Psicologia; Compromisso Social; Rede Social; Temas Emergentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License