SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Reflexões com base em mapeamento temático de uma comunidade virtual sobre PsicologiaO ensino de Psicologia no Ensino Médio: relatos de professores da rede pública do estado de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061

Resumo

GERMANO, Zeno. A mediação de conflitos familiares na compreensão de graduandos em Direito e em Psicologia. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2013, vol.4, n.2, pp. 18-33. ISSN 2177-2061.

Este artigo é resultado de uma investigação qualitativa que teve por objetivo descrever como formandos em Direito e em Psicologia compreendem a Mediação de Conflitos Familiares. A pesquisa foi exploratória, correlacional e descritiva. Por meio de questionário semiestruturado, coletou as respostas dos sujeitos investigados e analisou os dados com a ferramenta da Análise de Conteúdo de Bardin. A amostra com formandos em Direito e em Psicologia representa dois campos importantes do Poder Judiciário e, por isso mesmo, são áreas fundamentais na práxis mediadora. Os resultados apontam para compreensões similares entre os dois grupos de formandos, entretanto com maior coerência teórica entre os alunos de Direito. Evidenciam ainda que esta forma de lidar com as demandas judiciárias pode ganhar importância tanto na formação como na prática de futuros operadores do Direito e psicólogos.

Palavras-chave : Mediação; Direito; Psicologia; Resolução de conflitos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License