SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2A mediação de conflitos familiares na compreensão de graduandos em Direito e em PsicologiaA Psicologia no Ensino Médio: uma análise sobre a prática docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061

Resumo

KOHATSU, Lineu Norio. O ensino de Psicologia no Ensino Médio: relatos de professores da rede pública do estado de São Paulo. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2013, vol.4, n.2, pp. 34-64. ISSN 2177-2061.

No artigo, são apresentados os resultados de uma pesquisa realizada com professores de Psicologia do ensino médio da rede pública do Estado de São Paulo. Iniciada em 2008, a pesquisa teve como objetivo coletar dados sobre os professores e suas práticas. O projeto foi proposto considerando a retirada da disciplina de Psicologia do ensino médio, a existência de poucas informações sobre a prática dos professores de Psicologia na educação básica, a inexpressiva produção acadêmica sobre o tema e a necessidade de dados para subsidiar os cursos de Licenciatura em Psicologia. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada com 13 professores de Psicologia. Foram identificados aspectos comuns e particulares das práticas dos professores e também informações sobre as escolas públicas. Por fim, o estudo propõe uma discussão sobre as contribuições da Psicologia para a formação dos jovens.

Palavras-chave : Ensino de Psicologia; Ensino médio; Escola pública; Licenciatura em Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License