SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2A Psicologia no Ensino Médio: uma análise sobre a prática docenteConsiderações sobre as implicações das diretrizes curriculares na formação do estagiário em Psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061

Resumo

RECHTMAN, Raizel; CASTELAR, Marilda  e  CASTRO, Rosângela. Ética e Direitos Humanos na formação de profissionais de Psicologia em Salvador - Bahia. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2013, vol.4, n.2, pp. 81-99. ISSN 2177-2061.

Pretendeu-se conhecer como psicólogos(as)1 percebem seu aprendizado sobre Ética e Direitos Humanos durante sua formação. O desenho do estudo corresponde a pesquisa descritiva de prevalência, de natureza quantitativa com uma amostra de conveniência. Para tanto, foi construído um questionário fechado, aplicado durante reuniões de entrega da Carteira Profissional no Conselho Regional de Psicologia 03 - Bahia. Participaram da pesquisa 172 psicólogos(as) entre 20 e acima de 50 anos. A análise dos dados utilizou o programa de computador SPSS. Como resultado, notou-se que pouco foi produzido sobre Ética e Direitos Humanos na formação em Psicologia no Brasil, apesar destas temáticas estarem presentes na formação. Como conclusão, defende-se a necessidade de novos estudos de aprofundamento.

Palavras-chave : Ética; Psicologia; Direitos Humanos; Resoluções CFP.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License