SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Ética e Direitos Humanos na formação de profissionais de Psicologia em Salvador - BahiaViolência sexual contra crianças e adolescentes: contribuições da Psicologia no processo de prevenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061

Resumo

CAMPOS, Érico Bruno Viana. Considerações sobre as implicações das diretrizes curriculares na formação do estagiário em Psicologia. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2013, vol.4, n.2, pp. 100-118. ISSN 2177-2061.

Este artigo é um ensaio baseado na experiência do autor como docente de cursos de graduação em psicologia. O objetivo é apresentar e discutir o estatuto da formação do psicólogo contemporâneo com base nas mudanças na concepção de curso de graduação em psicologia advindas das Novas Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação (MEC). A substituição de um currículo mínimo de disciplinas, baseadas em conteúdos, para uma grade mais flexível, organizada em eixos de formação fundamentados no desenvolvimento de habilidades e competências, levou a uma mudança no paradigma de formação do psicólogo, permitindo o desenvolvimento de ênfases de formação mais adequadas à demanda profissional e à realidade social da região e do país. Defende-se que, diante de uma realidade científica e profissional complexa, é importante uma responsabilidade crítica e ética do psicólogo que deve ser garantida em sua formação universitária no nível da graduação.

Palavras-chave : Ensino de psicologia; Currículo; Interdisciplinaridade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License