SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Considerações sobre as implicações das diretrizes curriculares na formação do estagiário em Psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061

Resumo

LIBORIO, Renata Maria Coimbra. Violência sexual contra crianças e adolescentes: contribuições da Psicologia no processo de prevenção. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2013, vol.4, n.2, pp. 119-139. ISSN 2177-2061.

Este artigo é um relato de experiência e tem como objetivo refletir sobre práticas de extensão em escolas públicas municipais e estaduais voltadas à prevenção de abuso e de exploração sexual de crianças e adolescentes. Essas práticas foram desenvolvidas com profissionais da área da Educação e também com profissionais de serviços de atenção terciária. As reflexões decorrentes se assentam em dois projetos de extensão com foco na prevenção da violência sexual: um com as crianças do ciclo I do ensino fundamental de escolas públicas, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social e com a Vara da Infância e Juventude; e outro com adolescentes do ciclo II do ensino fundamental. Serão descritos, portanto, projetos de formação continuada que, embora tenham sido realizados com profissionais da Educação, valem-se de conhecimentos advindos da Psicologia e podem subsidiar práticas de psicólogos comprometidos ética e legalmente com os direitos da população infantojuvenil, atuantes em Psicologia Clínica, Social, Escolar e no Sistema Judiciário. Por meio dos projetos, confirmou-se a necessidade de inserir, na formação dos profissionais de Educação e Psicologia, a discussão de temas como: direitos da criança e do adolescente, protagonismo infantojuvenil e políticas públicas sociais.

Palavras-chave : Abuso Sexual; Exploração Sexual; Projetos de Intervenção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License