SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Notas sobre o ensino de psicologia escolar em uma concepção crítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061

Resumo

AQUINO, Julio Roberto Groppa. O controverso lugar da psicologia na educação: aportes para a crítica da noção de sujeito psicopedagógico. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2014, vol.5, n.1, pp. 05-19. ISSN 2177-2061.

O presente artigo propõe-se a problematizar as alianças contemporâneas entre os campos psicológico e educacional, atentando para os efeitos psicologizantes que tais alianças parecem portar. Valendo-se de um solo argumentativo embasado no pensamento foucaultiano, as discussões devotam-se a uma desconstrução crítica da noção de sujeito psico-pedagógico, oportunizada pela aposta cientificista em uma interioridade humana supostamente estruturada de acordo com o desenvolvimento psicológico dos indivíduos. Tratou-se, assim, de contra-argumentar em favor de uma dessubstancialização do plano psicológico per se, remetendo a experiência subjetiva a uma miríade de formas variáveis de vida. As discussões finais encaminham-se para uma reapropriação analítica do encontro entre as práticas educacionais, seu lastro psicologizante e a racionalidade neoliberal, responsável pela difusão da crença na educabilidade vitalícia dos cidadãos a vetorizar os jogos cruzados entre cidadania, educação e verdade de si.

Palavras-chave : psicologia e educação; sujeito psico-pedagógico; neoliberalismo; educacionalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License