SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1O controverso lugar da psicologia na educação: aportes para a crítica da noção de sujeito psicopedagógicoO professor de psicologia diante da multiplicidade e diversidade teórica da psicologia: lugar de incertezas e de desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061

Resumo

ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira. Notas sobre o ensino de psicologia escolar em uma concepção crítica. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2014, vol.5, n.1, pp. 20-31. ISSN 2177-2061.

A psicologia escolar/educacional tem se consolidado como área de atuação e pesquisa nos últimos anos. Pesquisas sobre a atuação do psicólogo constatam que, embora existam avanços nas atividades e discursos desses profissionais para uma compreensão mais crítica dos processos de escolarização, na prática predominam o psicodiagnóstico, a aplicação de testes psicológicos e o atendimento a crianças com distúrbios de aprendizagem. Esse cenário nos faz refletir sobre a formação do psicólogo para a atuação em escolas e demais instituições educacionais. Neste artigo, faremos uma reflexão teórico-prática sobre a formação em psicologia escolar na graduação. Serão discutidos dois pontos centrais: as políticas públicas em educação na graduação em psicologia e a inserção dos estudantes em instituições educacionais (especialmente a escola), para conhecer e analisar sua realidade e dinâmica institucional.

Palavras-chave : Psicologia escolar; Formação do psicólogo; Políticas públicas em educação; Ensino de psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License