SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Notas sobre o ensino de psicologia escolar em uma concepção críticaEducação, subjetividade e a formação do professor de psicologia. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061

Resumo

FERRARINI, Norma da Luz  e  CAMARGO, Denise de. O professor de psicologia diante da multiplicidade e diversidade teórica da psicologia: lugar de incertezas e de desafios. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2014, vol.5, n.1, pp. 32-49. ISSN 2177-2061.

Este artigo apresenta reflexões sobre a multiplicidade e diversidade teórica da Psicologia e da relação teoria e prática no processo de formação do psicólogo. Retomam-se dados produzidos em três pesquisas com estudantes e professores de Psicologia para discuti-los à luz de dois documentos: a Resolução Nº 5 do CNE do Ministério de Educação e o texto do CRP de 2013 sobre a formação da(o) psicóloga(o), que serve para orientar a formação do psicólogo comprometido com as necessidades da população brasileira. As pesquisas aqui analisadas revelam a multiplicidade e diversidade teórica da Psicologia, a falta de uma unidade da ciência e da profissão, e o distanciamento entre a teoria e a prática como as problemáticas centrais enfrentadas pelos estudantes de duas universidades. Nos discursos dos acadêmicos, constata-se uma lacuna entre a transposição dos conceitos teóricos para a prática profissional.

Palavras-chave : Formação em Psicologia; Multiplicidade teórica da Psicologia; Práticas educativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License