SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Education, subjectivity, and psychology teacher trainingPsychology and politics: reflections on teacher training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Ensino & Formação

Print version ISSN 2177-2061

Abstract

SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de. A constituição identitária do professor de psicologia: quem forma o formador?. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2014, vol.5, n.1, pp. 64-82. ISSN 2177-2061.

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a identidade docente em cursos de psicologia, por meio da problematização das condições que formam a identidade do professor. Toma, como norteadores das acepções e questionamentos apresentados, o conceito de identidade, a docência como profissão, a produção em pesquisas sobre a docência em cursos de psicologia e a formação para a docência. O artigo se encerra com considerações sobre o contexto de atuação dos psicólogosprofessores, dimensão importante na constituição da identidade docente. Propõe, ao fim, o ensino de psicologia como objeto da docência com especificidades que caracterizariam a natureza dessa profissão.

Keywords : Docência em psicologia; Identidade docente; Formação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License