SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1The constitutional identity of the psychology teacher: who trains the trainer?Education, human rights, and social commitment: dialogue with the training of psychology teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Ensino & Formação

Print version ISSN 2177-2061

Abstract

LEITE, Sergio Antonio da Silva. Psicologia e política: reflexões sobre a formação docente. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2014, vol.5, n.1, pp. 83-100. ISSN 2177-2061.

Este artigo discute a questão da política no processo de formação do psicólogo, em especial nas práticas do docente de psicologia. A partir da análise de seu próprio processo de constituição profissional, o autor assume que a formação política se situa como dimensão fundamental para que o futuro psicólogo desenvolva práticas profissionais na perspectiva da mudança social, visando à construção de uma sociedade mais justa. O autor também identifica o importante papel da mediação de autores que, no caso da psicologia escolar, possibilitaram o desenvolvimento de uma visão crítica da política educacional brasileira bem como das possibilidades de o processo educacional institucional colaborar com a formação da consciência crítica. Tais ideias podem ser norteadoras da ação profissional do psicólogo em todas as áreas de atuação, sobretudo na área educacional.

Keywords : política educacional; docência em psicologia; conscientização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License