SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Psicologia e política: reflexões sobre a formação docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061

Resumo

BOCK, Ana Mercês Bahia. Educação, direitos humanos e compromisso social: interlocuções com a formação do professor de psicologia. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2014, vol.5, n.1, pp. 101-114. ISSN 2177-2061.

O texto procura relacionar educação, direitos humanos e compromisso social. A questão da educação se baseia na formação de psicólogos e docentes, considerando as orientações nacionais da educação em direitos humanos, problematizando os cenários da formação/licenciatura em psicologia e o espaço para a prática do docente em disciplinas de psicologia no ensino médio. O compromisso social se apresenta, no texto, como um modo de designar um projeto existente, hoje, para a psicologia brasileira. Consideram-se, como suas características, a preocupação e a inserção, na psicologia, dos aspectos da realidade, de modo a configurar epistemologias e metodologias marcadas pela relação entre a subjetividade, a constituição do sujeito e a transformação da realidade. Neste sentido, esses três elementos indicados no título podem se relacionar numa formação crítica em Psicologia.

Palavras-chave : Formação; Psicologia; Direitos humanos; Compromisso social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License