SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Crenças de autoeficácia docente, satisfação com o trabalho e adoecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061

Resumo

BASQUEIRA, Ana Paula  e  AZZI, Roberta Gurgel. Como futuros professores vislumbram o ensino?. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2014, vol.5, n.2, pp. 2-18. ISSN 2177-2061.

O presente estudo objetivou identificar quais habilidades os futuros docentes consideram necessárias à atuação docente, quais as dificuldades a serem enfrentadas e que experiências poderiam prepará-los para o enfrentamento dos problemas. Participaram do estudo 61 alunos de cursos de licenciatura de uma universidade pública. Os resultados indicaram como habilidades necessárias para a docência o domínio teórico, a didática e o controle emocional. A maioria dos respondentes indicou possuir essas características. As dificuldades constituíram-se em mediar conflitos em sala de aula, despertar o interesse dos alunos, falta de infraestrutura, relacionamento interpessoal e desvalorização da educação. Os licenciandos identificaram vários aspectos importantes para o desenvolvimento profissional, como as disciplinas específicas da licenciatura, programas de estágio e contato com docentes experientes; entretanto, ficou evidente a crítica à estrutura das licenciaturas, principalmente quanto à falta de espaço para preparação do futuro docente para a prática do ensino.

Palavras-chave : formação docente; ensino; licenciatura; ensino médio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License