SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Como futuros professores vislumbram o ensino?A contribuição do conhecimento das crenças de autoeficácia no processo de integração das tecnologias de informação e comunicação com a prática pedagógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061

Resumo

FERREIRA, Luiza Cristina Mauad. Crenças de autoeficácia docente, satisfação com o trabalho e adoecimento. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2014, vol.5, n.2, pp. 19-37. ISSN 2177-2061.

Tem-se verificado, consistentemente, que a atração pela carreira docente encontra-se em declínio e a dificuldade de atrair bons profissionais para a carreira vem aumentando. O reconhecimento do trabalho pela comunidade acadêmica e por pais de alunos, a progressão na carreira e o desafio profissional, o sentimento de realização ao promover mudanças de comportamento nos alunos e o sentimento de responsabilidade foram os principais fatores identificados como relacionados à satisfação/insatisfação no trabalho. Neste contexto, este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma investigação sobre as relações entre a autoeficácia docente - que é a crença do professor em realizar as tarefas necessárias para ensinar -, as condições de atuação profissional e a realização pessoal dentro do contexto da carreira acadêmica. Participaram do estudo 100 professores do Ensino Médio do Estado de Minas Gerais, Brasil. A investigação aqui apresentada indica haver uma possibilidade de intervenção de grande importância no meio educativo, no cenário educacional.

Palavras-chave : Autoeficácia docente; síndrome de Burnout.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License