SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Crenças de autoeficácia docente, satisfação com o trabalho e adoecimentoEficácia coletiva escolar: contribuições das crenças de eficácia de docentes e gestores escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061

Resumo

ALVARENGA, Cacilda Encarnação Augusto. A contribuição do conhecimento das crenças de autoeficácia no processo de integração das tecnologias de informação e comunicação com a prática pedagógica. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2014, vol.5, n.2, pp. 38-59. ISSN 2177-2061.

A literatura aponta a crença de autoeficácia do professor para utilizar tecnologias no ensino como um construto capaz de influenciar seu comportamento de integrá-las à sua prática pedagógica. O presente artigo tem como objetivo geral promover uma compreensão sobre como o conhecimento da autoeficácia do professor para usar tecnologias no ensino pode contribuir no desenvolvimento de Programas e Iniciativas que os ajudem a utilizá-las em suas aulas. Os objetivos específicos consistem em identificar e analisar o nível de confiança de professores para realizar as tarefas ou situações específicas que envolvem o uso didático de tecnologias. Participaram do estudo 22 professores de escolas públicas do Ensino Fundamental e Médio. Os dados foram coletados por meio da escala Likert de medida da autoficácia computacional docente e analisados quantitativa e qualitativamente. Os resultados sinalizam aspectos importantes a serem considerados em ações que visem promover a integração de recursos tecnológicos ao ensino.

Palavras-chave : autoeficácia; tecnologias no Ensino; professores; formação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License