SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2The contributions of self-efficacy beliefs in the process of the integration of information and communication technology into the educational practiceSelf-efficacy beliefs and its origins author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Ensino & Formação

Print version ISSN 2177-2061

Abstract

GUERREIRO-CASANOVA, Daniela Couto. Eficácia coletiva escolar: contribuições das crenças de eficácia de docentes e gestores escolares. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2014, vol.5, n.2, pp. 60-80. ISSN 2177-2061.

As crenças de eficácia pessoal e coletiva de docentes e gestores escolares têm sido associadas ao êxito escolar. Por meio de suas ações mediadoras essas crenças contribuem para a realização de tarefas instrucionais e interpessoais, dentre outras. Esta pesquisa, realizada com 201 educadores de escolas públicas estaduais paulistas, teve como objetivo analisar as relações explicativas entre as crenças de autoeficácia de gestores escolares, as crenças de autoeficácia docente e as crenças de eficácia coletiva escolar, considerando-se as contribuições de variáveis pessoais de caracterização, de variáveis relativas à atividade docente e de variáveis contextuais. Por meio da análise de regressão linear multivariada verificou-se que, em conjunto, as variáveis autoeficácia docente, infraestrutura e formação dos participantes podem ser compreendidas como explicativas da eficácia coletiva escolar. Os resultados são discutidos de modo a destacar a importância dos aspectos de contexto como promotores dessas crenças a fim de possibilitar suas contribuições para a educação escolar.

Keywords : autoeficácia; eficácia coletiva; ensino médio; vulnerabilidade social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License