SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Self-efficacy beliefs and its originsOne perspective to understand teaching in brazilian high school: the social cognitive theory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Ensino & Formação

Print version ISSN 2177-2061

Abstract

ALMEIDA, Patrícia Albieri de; TARTUCE, Gisela Lobo B. P.  and  NUNES, Marina Muniz Rossa. Quais as razões para a baixa atratividade da docência por alunos do Ensino Médio?. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2014, vol.5, n.2, pp. 103-121. ISSN 2177-2061.

A presente pesquisa teve por objetivo investigar a atratividade da carreira docente no Brasil sob a ótica de alunos concluintes do Ensino Médio. O estudo foi realizado em oito cidades e envolveu dezoito escolas. Os dados utilizados para as análises têm origem em dois tipos de fonte: questionário e grupos de discussão. Foram aplicados 1501 questionários para alunos do 3º ano do Ensino Médio e realizados, em cada escola, grupos de discussão com dez alunos cada, totalizando 193. Em geral, a rejeição à carreira docente é recorrente entre os jovens pesquisados. Eles próprios identificam que, numa sociedade em que as oportunidades no mercado de trabalho foram ampliadas, vem diminuindo a atratividade da docência como possibilidade de estabilidade financeira e reconhecimento social. As justificativas dos estudantes para a falta de atratividade da carreira se relacionam à ausência de identificação pessoal, às condições sociais e financeiras, à própria experiência escolar e à influência familiar.

Keywords : atratividade; carreira docente; docência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License