SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Quais as razões para a baixa atratividade da docência por alunos do Ensino Médio? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061

Resumo

ROCHA, Márcia Santos da. Uma perspectiva para a compreensão da profissão docente no Ensino Médio: a teoria social cognitiva. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2014, vol.5, n.2, pp. 122-136. ISSN 2177-2061.

O presente texto visa apresentar os artigos que compõem este dossiê e que tratam da profissão docente no ensino médio. Um dossiê composto por estudos, em sua grande maioria, pautados na teoria social cognitiva e que, com esse olhar, buscam compreender diversas facetas da atuação docente no ensino médio, como as razões para o baixo interesse pela docência nesse nível de ensino, as crenças de eficácia do professor e de gestores e suas origens, as relações de tais crenças com a satisfação no trabalho bem como o adoecimento docente, além das contribuições do conhecimento destas para a integração do profissional às tecnologias de informação e comunicação. Assim, tais estudos demonstram que conhecer as crenças dos professores como potencial mediador cognitivo constitui-se elemento fundamental da psicologia da educação para a promoção e facilitação da formação docente.

Palavras-chave : eficácia docente; professores; psicologia da educação; ensino médio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License