SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Estratégias de estudo e aprendizagem utilizadas pelos alunos do Ensino Médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061versão On-line ISSN 2179-5800

Resumo

PEREIRA, Marli Amélia Lucas  e  ARAUJO, Elvira Aparecida Simões. Olhar o Ensino Médio pelas lentes da teoria social cognitiva. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2015, vol.6, n.1, pp. 3-13. ISSN 2177-2061.

O foco de análise deste dossiê incide sobre os variados aspectos das interações entre os alunos do Ensino Médio e as tarefas inerentes à escola, e busca na Teoria Social Cognitiva o suporte conceitual para a interpretação dos fenômenos aqui investigados. Ao explorar, por meio de investigações criteriosas, o conceito de crença de autoeficácia em variados domínios, cada trabalho demonstra as importantes contribuições da teoria para a compreensão da educação, ao mesmo tempo em que sinaliza possibilidades de intervenções. Os trabalhos abordam diferentes facetas das crenças de autoeficácia, oferecendo um amplo panorama de aplicabilidade da teoria e indicando espaços para consolidar intervenções efetivas e preventivas na escola.

Palavras-chave : Ensino Médio; Teoria social cognitiva; Autoeficácia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License