SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Olhar o Ensino Médio pelas lentes da teoria social cognitivaRelações entre autoeficácia acadêmica e estratégias de estudo e aprendizagem: mudanças ao longo do primeiro semestre do Ensino Médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061versão On-line ISSN 2179-5800

Resumo

MACIEL, Ana Cecília de Medeiros; SOUZA, Liliane Ferreira Neves Inglez de  e  DANTAS, Marilda Aparecida. Estratégias de estudo e aprendizagem utilizadas pelos alunos do Ensino Médio. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2015, vol.6, n.1, pp. 14-32. ISSN 2177-2061.

O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar as estratégias de estudo e aprendizagem utilizadas por 534 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas do Estado de São Paulo. Foram utilizados um questionário de caracterização e o Inventário de Estratégias de Estudo e Aprendizagem. A aplicação dos instrumentos foi coletiva e feita em sala de aula. Os resultados indicaram as estratégias mais e menos utilizadas por todos os estudantes. Quando observados os resultados por série, nota-se que os estudantes da 1ª série apresentaram média maior do que as dos das demais séries, e quando se considera o turno, os estudantes do noturno se destacaram. Vale ressaltar que o uso eficaz de estratégias de estudo e aprendizagem está associado a fatores motivacionais e autorregulatórios. Sugeremse investigações que contemplem variáveis relacionadas a tais aspectos, incluindose questões referentes ao desempenho escolar.

Palavras-chave : estratégias de estudo; Ensino Médio; motivação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License