SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Estratégias de estudo e aprendizagem utilizadas pelos alunos do Ensino MédioAutoeficácia ocupacional e interesses percebidos por estudantes do Ensino Médio público índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061versão On-line ISSN 2179-5800

Resumo

DANTAS, Marilda Aparecida; GUERREIRO-CASANOVA, Daniela Couto; AZZI, Roberta Gurgel  e  BENASSI, Marcos de Toledo. Relações entre autoeficácia acadêmica e estratégias de estudo e aprendizagem: mudanças ao longo do primeiro semestre do Ensino Médio. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2015, vol.6, n.1, pp. 33-51. ISSN 2177-2061.

Este estudo analisou as percepções de autoeficácia acadêmica e o uso de estratégias de estudo e aprendizagem observadas antes e depois de um processo de intervenção com estudantes do Ensino Médio. A intervenção, com duração de um semestre, foi realizada por professores facilitadores, em sala de aula, com a utilização de material didático desenvolvido a partir da Teoria Social Cognitiva. Participaram 160 estudantes do Ensino Médio de duas escolas públicas do Estado de São Paulo. Os estudantes responderam ao questionário de caracterização, a Escala de Autoeficácia Acadêmica de Ensino Médio e o Inventário de Estratégias de Estudo e Aprendizagem no pré e pós-teste. Os resultados indicaram correlações positivas e significativas entre as variáveis psicológicas que, ao longo do tempo, obtiveram diminuições de intensidade. As médias demonstram diminuições significativas para autoeficácia acadêmica, mas não significativa para as estratégias de estudo e aprendizagem. Recomendam-se novas pesquisas de delineamento quase-experimental e orientação aos facilitadores.

Palavras-chave : estratégias de estudo; autoeficácia; motivação; aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License