SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Relações entre autoeficácia acadêmica e estratégias de estudo e aprendizagem: mudanças ao longo do primeiro semestre do Ensino MédioAspectos pessoais e escolares associados à autoeficácia acadêmica no Ensino Médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061versão On-line ISSN 2179-5800

Resumo

DANTAS, Marilda Aparecida  e  AZZI, Roberta Gurgel. Autoeficácia ocupacional e interesses percebidos por estudantes do Ensino Médio público. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2015, vol.6, n.1, pp. 52-71. ISSN 2177-2061.

Com o presente estudo - de caráter exploratório - objetivou-se identificar e analisar as percepções de autoeficácia ocupacional de formação e os interesses de um grupo de estudantes da segunda série do Ensino Médio público. Participaram 198 estudantes do Ensino Médio de duas escolas públicas do Estado de São Paulo, de ambos os sexos, com média de idade de 15,63 anos. Os participantes responderam ao Questionário de caracterização e à Escala de autoeficácia ocupacional de formação e interesses. Os resultados identificaram percepções dos estudantes quanto à capacidade para concluir com sucesso a formação necessária para atuar em determinadas ocupações e interesses, refletindo coerência teórica. Os dados indicaram a possibilidade de haver falta de informações a respeito das ocupações para o desenvolvimento de carreira. Recomenda-se a realização de pesquisas que investiguem os demais construtos da Teoria Social Cognitiva de Carreira e envolvam a participação de estudantes de todas as séries do Ensino Médio.

Palavras-chave : autoeficácia ocupacional; interesses; Ensino Médio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License