SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Autoeficácia ocupacional e interesses percebidos por estudantes do Ensino Médio públicoAutoeficácia acadêmica de estudantes de Ensino Médio: especificidades das séries e turnos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061versão On-line ISSN 2179-5800

Resumo

GUERREIRO-CASANOVA, Daniela Couto; DANTAS, Marilda Aparecida  e  AZZI, Roberta Gurgel. Aspectos pessoais e escolares associados à autoeficácia acadêmica no Ensino Médio. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2015, vol.6, n.1, pp. 72-94. ISSN 2177-2061.

A autoeficácia acadêmica tem sido relacionada com o comportamento dos estudantes em relação ao processo de aprender, contribuindo para o desempenho escolar e evitando a evasão dos adolescentes. Como esta eficácia é dinâmica e pode oscilar devido à interpretação das vivências escolares, esta pesquisa tem como objetivo analisar as relações entre as variáveis pessoais e escolares e os níveis de autoeficácia acadêmica percebidos pelos estudantes de Ensino Médio. Participaram desta pesquisa 886 estudantes de onze escolas do Ensino Médio público paulista. Por meio da análise de regressão logística, foi verificado que as variáveis gênero, idade, escolaridade dos pais, repetência em alguma série e intenção de ingressar no Ensino Superior demonstraram relações significativas com a percepção de autoeficácia acadêmica. Os resultados são discutidos de modo a alertar sobre a importância do contexto escolar como meio para fortalecer as percepções de autoeficácia acadêmica.

Palavras-chave : gênero; repetência; escolaridade dos pais; Ensino Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License