SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Aspectos pessoais e escolares associados à autoeficácia acadêmica no Ensino MédioRelações agressivas entre alunos do Ensino Médio analisadas a partir do modelo de agressão social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Ensino & Formação

versión impresa ISSN 2177-2061versión On-line ISSN 2179-5800

Resumen

GUERREIRO-CASANOVA, Daniela Couto; FERREIRA, Luiza Cristina Mauad  y  AZZI, Roberta Gurgel. Autoeficácia acadêmica de estudantes de Ensino Médio: especificidades das séries e turnos. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2015, vol.6, n.1, pp. 95-120. ISSN 2177-2061.

As crenças de autoeficácia acadêmica têm sido associadas às atividades inerentes ao processo de aprender. Estudantes com crenças mais altas tendem a ser mais engajados nas atividades escolares e persistentes diante dos desafios advindos das tarefas acadêmicas. Esta pesquisa objetivou analisar as percepções de autoeficácia acadêmica, descrevendo-as em sua totalidade e de acordo com as especificidades das séries e dos turnos dos estudantes pesquisados. Participaram 534 estudantes do Ensino Médio advindos de nove escolas públicas estaduais de São Paulo. As percepções obtidas por meio da escala de autoeficácia acadêmica do Ensino Médio revelaram-se similares entre os estudantes dos três turnos investigados. Quando consideradas as séries dos estudantes, a crença dos estudantes da 2ª série do Ensino Médio demonstraram-se mais baixas do que as crenças de autoeficácia acadêmica dos estudantes da 1ª e 3ª séries. O conhecimento sobre tais percepções pode contribuir para ampliar a compreensão das vivências escolares do Ensino Médio.

Palabras clave : motivação; autoeficácia; séries; turnos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License