SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Autoeficácia acadêmica de estudantes de Ensino Médio: especificidades das séries e turnos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061versão On-line ISSN 2179-5800

Resumo

AZZI, Roberta Gurgel; LIMA, Elias; ARAUJO, Emanuelly  e  CORREA, Warley Guilger. Relações agressivas entre alunos do Ensino Médio analisadas a partir do modelo de agressão social. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2015, vol.6, n.1, pp. 121-138. ISSN 2177-2061.

Este trabalho Esse artigo refere-se a um levantamento sobre a presença de relações agressivas entre alunos do Ensino Médio, a partir do modelo de agressão social de Underwood (2003), no contexto brasileiro. Para conhecer as investigações científicas sobre a agressão entre pares de alunos no contexto escolar, especificamente no ensino médio, foi realizado um levantamento de artigos publicados em revistas científicas brasileiras através das seguintes palavras-chave: violência entre pares, violência na escola e assédio moral. O levantamento reuniu 474 artigos, dos quais somente 15 aludiam ao ensino médio, e apenas 05 atendiam aos critérios de estudos empíricos, contexto brasileiro e violência entre pares restrita ao ambiente escolar. Nos artigos selecionados houve indicações de agressão social direta por meio da manipulação de relacionamentos, espalhar rumores, e exclusão social direta verbal, não havendo sinalização de agressão social indireta em suas diversas formas. Embora os artigos selecionados não tenham caracterizado a agressão a partir da leitura da agressão social de Underwood (2003), esse levantamento sinaliza a presença da mesma no contexto escolar, indicando a necessidade de pesquisas subsequentes que abordem esse modelo, para melhor compreensão da violência escolar.

Palavras-chave : Agressão Social; Violência escolar; violência entre pares; Ensino Médio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License