SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Abordagem do tema “relação profissional de saúde-paciente” nos cursos de saúde da Universidade de Brasília índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Ensino & Formação

versión impresa ISSN 2177-2061versión On-line ISSN 2179-5800

Resumen

CARDOSO, Lucila Moraes; GARCIA, Christiane Souza  y  SCHROEDER, Fernanda Tedeschi. Vivência acadêmica de alunos ingressantes no curso de Psicologia. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2015, vol.6, n.2, pp. 5-17. ISSN 2177-2061.

O ingresso no ensino superior tem sido compreendido como momento potencializador de crises no processo de desenvolvimento dos jovens. Nessa perspectiva, este estudo objetivou levantar informações sobre a integração acadêmica de ingressantes no curso de psicologia. Foi usado um banco de dados com 94 protocolos do Questionário de Vivência Acadêmicas (QVA-r) proveniente de duas instituições de ensino superior do interior paulista. Foram feitas comparações entre os grupos considerando as cinco dimensões do QVA-r e o escore total e houve diferenças em relação às dimensões estudo e interpessoal para acadêmicos que trabalham e que não trabalham, e nas dimensões institucional e estudo, entre os que trabalham em período integral, um período do dia e em períodos alternados. Após nove meses, 85% dos graduandos que responderam o questionário continuavam o curso e, ao comparar os protocolos dos que continuaram com os desistentes, verificou-se que os desistentes tinham médias menores na dimensão carreira.

Palabras clave : ensino superior; estudantes universitários-psicologia; vivência acadêmica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License