SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Perspectiva psicanalítica do vínculo afetivo: o cuidador na relação com a criança em situação de acolhimentoA influência do projeto Sensibilizarte na formação do psicólogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061versão On-line ISSN 2179-5800

Resumo

MACHADO, Amélia Carolina Terra Alves  e  BORUCHOVITCH, Evely. As práticas autorreflexivas em cursos de formação inicial e continuada para professores. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2015, vol.6, n.2, pp. 54-67. ISSN 2177-2061.

As práticas autorreflexivas têm sido objeto de estudo de pesquisas atuais, pois permitem aos indivíduos monitorarem, avaliarem e ajustarem seu comportamento durante a realização de suas atividades. Evidências provenientes da literatura sugerem que os professores que desenvolvem as habilidades autorreflexivas são mais eficazes em reconhecer as práticas que auxiliam ou atrapalham o processo de ensino-aprendizagem, sendo também mais capazes de entender os problemas de sala de aula e tentar solucioná-los. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo discorrer sobre os conceitos de formação inicial e continuada de professores e práticas autorreflexivas. Pretende mostrar a relevância de se estimular o uso da autorreflexão na formação de professores. Espera-se contribuir com informações úteis para o ensino de Psicologia, na formação inicial e continuada de professores, sobretudo no que concerne à importância da autorreflexão.

Palavras-chave : Autorregulação; Formação continuada; Autorreflexão; Docência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License