SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2As práticas autorreflexivas em cursos de formação inicial e continuada para professoresCompreensão de leitura no curso de Psicologia: explorando diferenças índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Ensino & Formação

versión impresa ISSN 2177-2061versión On-line ISSN 2179-5800

Resumen

OLIVEIRA, Gustavo Chagas; MURATA, Maisa Mie  y  SEI, Maíra Bonafé. A influência do projeto Sensibilizarte na formação do psicólogo. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2015, vol.6, n.2, pp. 68-86. ISSN 2177-2061.

A despeito da percepção sobre a necessidade de uma formação em saúde mais humanizada e integral, estes conteúdos ainda não integram a grade curricular de variados cursos no campo da saúde. Diante deste cenário, foi criado o projeto Sensibilizarte com o intuito de possibilitar uma formação mais humanizada dos discentes de cursos da saúde da Universidade Estadual de Londrina. Buscou-se, assim, investigar o papel do Sensibilizarte como estratégia para humanização da formação em saúde, na atividade profissional de psicólogas(os) que integraram o quadro de extensionistas desse projeto. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, empreendida por meio de entrevistas semiestruturadas. Pôde-se observar que, apesar de não haver temas relacionados à humanização no currículo do curso de Psicologia, as entrevistadas consideraram a participação no projeto importante para a consolidação das profissionais que são hoje e que, além de obterem um aprendizado mais humanizado no âmbito profissional, também puderam estender esses aprendizados para a vida pessoal.

Palabras clave : Humanização em Saúde; Recursos artísticos; Projeto de extensão; Formação em Psicologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License