SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2The influence of Sensibilizarte project in psychologists trainingContribuitions of psychology teacher’s degree: the licentiate perspective on internship author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Ensino & Formação

Print version ISSN 2177-2061On-line version ISSN 2179-5800

Abstract

OLIVEIRA, Katya Luciane de; CUNHA, Neide de Brito  and  SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Compreensão de leitura no curso de Psicologia: explorando diferenças. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2015, vol.6, n.2, pp. 87-100. ISSN 2177-2061.

A compreensão de leitura é uma habilidade importante no ensino superior por se constituir no meio mais efetivo de aquisição dos conhecimentos teóricos e técnicos característicos da formação universitária. Com essa perspectiva, o presente estudo teve como objetivos identificar o nível de compreensão de leitura de universitários do curso de psicologia de diferentes instituições, aferido pelo teste de Cloze. Pretendeu-se explorar diferenças em razão do local do curso, faixa etária e sexo dos participantes. Participaram 466 alunos de três universidades de grande porte (uma pública e duas privadas) dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Os resultados evidenciaram diferenças significativas apenas em função do Estado de proveniência. Os dados dos estudantes, em geral, revelam um nível de compreensão de leitura muito aquém do esperado para esse nível de escolaridade. São discutidas implicações pedagógicas e psicoeducacionais.

Keywords : Teste de Cloze; Leitura; Universidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License