SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2A influência do projeto Sensibilizarte na formação do psicólogoContribuições da formação em licenciatura de Psicologia: o olhar de licenciandos para o estágio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Ensino & Formação

versión impresa ISSN 2177-2061versión On-line ISSN 2179-5800

Resumen

OLIVEIRA, Katya Luciane de; CUNHA, Neide de Brito  y  SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Compreensão de leitura no curso de Psicologia: explorando diferenças. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2015, vol.6, n.2, pp. 87-100. ISSN 2177-2061.

A compreensão de leitura é uma habilidade importante no ensino superior por se constituir no meio mais efetivo de aquisição dos conhecimentos teóricos e técnicos característicos da formação universitária. Com essa perspectiva, o presente estudo teve como objetivos identificar o nível de compreensão de leitura de universitários do curso de psicologia de diferentes instituições, aferido pelo teste de Cloze. Pretendeu-se explorar diferenças em razão do local do curso, faixa etária e sexo dos participantes. Participaram 466 alunos de três universidades de grande porte (uma pública e duas privadas) dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Os resultados evidenciaram diferenças significativas apenas em função do Estado de proveniência. Os dados dos estudantes, em geral, revelam um nível de compreensão de leitura muito aquém do esperado para esse nível de escolaridade. São discutidas implicações pedagógicas e psicoeducacionais.

Palabras clave : Teste de Cloze; Leitura; Universidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License