SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Compreensão de leitura no curso de Psicologia: explorando diferenças índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Ensino & Formação

versión impresa ISSN 2177-2061versión On-line ISSN 2179-5800

Resumen

BALDUINO, Jordana de Castro et al. Contribuições da formação em licenciatura de Psicologia: o olhar de licenciandos para o estágio. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2015, vol.6, n.2, pp. 101-113. ISSN 2177-2061.

O presente artigo objetiva apresentar as contribuições da experiência das disciplinas de “Estágio Supervisionado em Formação do Professor de Psicologia I e II”, da Universidade Federal de Goiás (Regional Goiânia), na formação humana e profissional do psicólogo. Partindo de uma concepção de estágio enquanto pesquisa, as atividades foram realizadas no contexto da educação infantil. Para tal, utilizou-se como método de trabalho estudos teóricos a respeito dessa etapa da educação básica, leitura e discussão da legislação correspondente, observações participantes em um CMEI, intervenções de curta duração na própria instituição e um curso de formação voltado às auxiliares educativas. Nesse método, levaram-se em conta as percepções das estagiárias durante esse processo, articuladas ao referencial teórico que discute as relações entre Psicologia e Educação, buscando problematizar estas questões enquanto campos da teoria e da prática, norteando o estudo e possibilitando discussões. As reflexões realizadas permitiram discutir sobre a importância da licenciatura para a formação do profissional de Psicologia, enquanto professor, psicólogo e humano. Possibilitou ainda identificar as tensões, desafios e dificuldades da licenciatura, reconhecendo-as enquanto elementos impulsionadores da formação dos estudantes. O artigo em questão viabiliza, portanto, perceber a experiência do estágio em sua totalidade, verificando o quanto ela contribuiu para a formação das estagiárias e, de forma recíproca, contribuiu na formação continuada das auxiliares educativas.

Palabras clave : Psicologia; Estágio; Licenciatura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License