SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1General Education Students Engagement and Belonging in Academic Life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Ensino & Formação

Print version ISSN 2177-2061On-line version ISSN 2179-5800

Abstract

AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo  and  MARTINS, Gustavo Henrique. Interesses Profissionais Expressos e Inventariados de Estudantes de Psicologia: Implicações para a Formação*. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2016, vol.7, n.1, pp. 5-17. ISSN 2177-2061.  http://dx.doi.org/10.21826/2179-5800201671517.

O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre interesses expressos e inventariados de estudantes de Psicologia por áreas de atuação da profissão. Participaram 392 estudantes, predominantemente do sexo feminino e provenientes de instituições particulares do estado de São Paulo. Para a coleta de dados foi utilizada a Escala de Interesses por Áreas da Psicologia (EIAPsi) e um questionário de identificação. Os resultados da análise de variância mostraram que para todos os fatores do instrumento analisados houve discriminação significativa dos grupos de interesses expressos, com tamanhos de efeito das diferenças superiores a 1,00, de forma coincidente com as áreas de preferência marcadas pelos alunos. Os resultados são discutidos considerando as implicações dos resultados para a formação em Psicologia e para a transição para a carreira de psicólogo. Novas pesquisas são sugeridas.

Keywords : avaliação psicológica; ensino superior; orientação vocacional; psicometria.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License