SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Integração à Vida Acadêmica entre Alunos de Curso de Educação Geral*Estudo da Síndrome de Burnout em Estudantes de Psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061versão On-line ISSN 2179-5800

Resumo

OLIVEIRA, Katya Luciane de; TRASSI, Angélica Polvani; INACIO, Amanda Lays Monteiro  e  SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Estilos de Aprendizagem e Condições de Estudo de Alunos de Psicologia*. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2016, vol.7, n.1, pp. 31-39. ISSN 2177-2061.  http://dx.doi.org/10.21826/2179-58002016713139.

Este estudo objetivou analisar os estilos de aprendizagem e as condições de estudo de estudantes de Psicologia. Participaram 192 estudantes de duas universidades (pública e privada) do estado do Paraná. Foi aplicado, coletivamente, um questionário visando identificar os estilos de aprendizagem e as condições de estudo. Os resultados evidenciaram que os estudantes dormem tarde e na sala de aula sentem-se cansados e sonolentos. Também foi observado que a atividade em grupo é a mais escolhida entre os estudantes, especialmente em situações de avaliação da aprendizagem. Fora do ambiente universitário, o estudo ocorre simultaneamente com outras atividades como assistir à televisão, acessar às redes sociais etc. Dessa forma, identificou-se que o ambiente de estudo não está estruturado de forma que favoreça a atividade de leitura e estudo. Assim, este estudo discorre sobre as implicações pedagógicas e psicoeducacionais.

Palavras-chave : aprendizagem; estudo; universidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License