SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Estilos de Aprendizagem e Condições de Estudo de Alunos de Psicologia*O Ensino de Psicologia na Graduação em Direito: uma Proposta de Interlocução índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061versão On-line ISSN 2179-5800

Resumo

LOPES, Fernanda Luzia  e  GUIMARAES, Gisele Soares. Estudo da Síndrome de Burnout em Estudantes de Psicologia. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2016, vol.7, n.1, pp. 40-58. ISSN 2177-2061.  http://dx.doi.org/10.21826/2179-58002016714058.

Este estudo teve por objetivo averiguar a incidência de casos da síndrome de Burnout em estudantes universitários do curso de Psicologia, bem como investigar sua associação às variáveis acadêmicas e sociodemográficas. O estudo foi realizado com uma amostra de 111 estudantes de uma instituição privada do interior de São Paulo. Como instrumento desta pesquisa foi utilizado o Maslach Burnout Inventory-Student Survey (MBI-SS) e um questionário para identificar as variáveis acadêmicas e sociodemográficas. O resultado do estudo identificou que o sentimento de descrença foi maior nos estudantes que já cogitaram abandonar o curso; que não possuem/concluíram outro curso superior; do sexo feminino; e/ou são relativamente jovens. O sentimento de exaustão emocional foi maior nos estudantes na faixa etária de 27 a 30 anos. Já em relação à eficácia profissional, apenas estudantes que possuíam outro curso superior apresentaram maiores escores nessa dimensão. O resultado da pesquisa não mostrou a prevalência da síndrome na amostra pesquisada, porém, os resultados encontrados ressaltam a importância de ações interventivas que minimizem fatores estressores que possam contribuir para o desencadeamento da síndrome de Burnout nesses futuros profissionais.

Palavras-chave : universitários; estresse; saúde; esgotamento profissional; síndrome de Burnout.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License