SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Estudo da Síndrome de Burnout em Estudantes de PsicologiaRevisão Sistemática Sobre a Produção da Paz índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Ensino & Formação

versão impressa ISSN 2177-2061versão On-line ISSN 2179-5800

Resumo

SOARES, Laura Cristina Eiras Coelho  e  CARDOSO, Fernanda Simplício. O Ensino de Psicologia na Graduação em Direito: uma Proposta de Interlocução. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2016, vol.7, n.1, pp. 59-69. ISSN 2177-2061.  http://dx.doi.org/10.21826/2179-58002016715969.

Este estudo objetiva refletir sobre a construção e as tensões que marcam a relação da prática do ensino de Psicologia nos cursos de graduação em Direito. O objetivo principal é pensar em como estruturar um conteúdo programático que vise à concretização de uma prática profissional interdisciplinar. O diálogo entre a Psicologia e o Direito, expresso no campo específico, denominado neste trabalho de Psicologia Jurídica, trata da atuação em três principais áreas: Infância/Juventude, Família e Penal. Ao longo da história dessa interlocução, o trabalho do psicólogo jurídico foi sendo modificado e ampliado permitindo outras perspectivas de interação entre essas ciências. Desta forma, entende-se que o ensino de conteúdos da Psicologia no Direito deve contemplar essa diversidade de práticas e de possibilidades de trabalho conjunto.

Palavras-chave : Direito; ensino; interdisciplinaridade; Psicologia Jurídica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License